Hay un universo de pequeñas cosas que solo se despiertan cuando tu las nombras.

20 março 2007

De ilha à Península (PARTE II)


Muitas vezes esteve ali sentada, ao lado da janela do seu quarto refletindo se tornaria ou não concreta sua necessidade de a ele escrever.
Hoje, há alguns minutos, este mesmo sentimento de duvida circundou sua mente. Por instantes conseguiu repeli-lo, como de costume, porém a alternativa de redigir sem enviar foi o insumo que estava buscando para tornar tangível o que há muito intentava.
Então, por fim, encontrava-se ali, na penumbra, sentindo a brisa que adentrava pela janela, ouvindo o barulho dos carros que passam na avenida, fazendo dos seus dedos e das suas palavras, meros mensageiros de suas vontades infundadas.

Seus primeiros dias sem ele foram horríveis, sentia-se confusa, tomada por sensações paradoxais ao que estava acontecendo. Mesclava-se em seu ser uma paz tão insana e profunda que chegava a tentar persuadir-se a se desesperar só por não conseguir entender o quão inerte havia ficado -- A coisa que ela mais quis na vida estava agora tão distante, tão impossível, tão irrevogável, e ela ali, sem sentir nenhuma daquelas presunções e/ou sentimento de revolta que nascem em nós quando derramamos lágrimas. Estava ela ali, com aquela certeza imensurável dos cinéfilos de que o fim do filme seria feliz. De que aquele retorno iria simplesmente acontecer.
Chegou a imaginar datas, a senti-lo por perto, a sonhar com ele, a tocar todas as manhas quando acordava aqueles óculos que outrora ele esquecera em seu quarto. Tocava as lentes como se estivesse tocando suas pálpebras, passava os dedos nas hastes como se estivesse passando por entre seus cabelos, depositava naquele esquecido acessório a certeza de que um dia o entregaria ao seu dono quando ele retornasse ao lugar onde o esquecera para buscá-lo de volta junto com todas as outras coisas que aquele lugar reservava.
Mas os dias foram passando, e quando encostava a face nas grades da janela para sentir o cheiro da noite como ela sempre fazia e o mostrou na ultima vez que ele veio ali, nesses momentos, sua mente começava a recepcionar conceitos novos, conceitos que ela não gostaria de ter. Estava ele feliz, havia conseguido o que sempre almejara, estava vivendo tudo, tudo o que supunha que iria pôr sua vida novamente nos trilhos, tudo o que naqueles seus dias de dor sentado na prancha no meio do mar pedia com todas as forças a Deus.
Impressionava-a. Ela agora não sabia mais o que sentir...
Porque sua felicidade tinha que ser baseada na inexistência da dele? Ou porque a dele tinha que ser provável pelo fato de a sua não o ser?
“Ainda te quero tanto sabia? Dessas formas tão perfeitas que me recuso a acreditar que tudo parou ali, naquela hora morta em que me telefonou pra comunicar que estava indo embora. Naquela hora que ficou gravada de tal forma em mim que recordo de todos os detalhes como se a tivesse vivido há poucos instantes.”
Essas palavras ela repetia ao acaso todos os dias.
Sabia que ele deveria achá-la louca e/ou tentando buscando respostas, explicações quando lê-se aquilo.
Não!
Somente o escrevera, porque pra ela aquela era a noite das lagrimas consentidas...
A noite em que cerrara os olhos e consumira seus gestos, os guardando simplesmente na memória que não deixava que o tempo dela apagasse!
Aquela era a hora em que se aconchegara no que ele de si deixara na sua alma, e se deixava adormecer no relembrar dos tempos em que aquela sua voz roca ainda soava em sussurros brandos envoltas de palavras transparentes e doces e seus braços ainda eram matéria e sentidos...
Não o perguntava naquelas linhas a razão da partida, isso já lhe fora dito mais que a qualquer outra das poucas pessoas que conheciam aquelas circunstancias, nem o censurava por tudo o que acontecera... Apenas lhe consumia a angústia de que ele não havia deixado que o fosse dado um último beijo. Inobstante, isso a alegrava porque acreditava que se soubesse que aquele seria o ultimo nunca o haveria deixado ir... Não da forma que acontecera.
Doía a sua ausência, ela sentia... E não sabia deixar-lo de si, de seu corpo, partir...
Era isso o que a consumia!

Pedia a Deus todas as noites que a fizesse esquecer, mas sempre após novos beijos, novos abraços, faltava-lhe algo. Faltava-lhe aquele seu sabor do mar. *(24-25/02/07)
Contador de visita